Pontas Duplas

Não há uma solução permanente ou cura para pontas duplas! Isso é fato e se há produtos que prometem eliminar pontas duplas, não acredite e não jogue seu dinheiro fora – a única maneira de se livrar de pontas duplas é através de um bom corte. Às vezes cortar apenas as pontas não é suficiente, pois pontas duplas, apesar do nome, não ocorrem apenas nas pontas. 

O que são pontas duplas?


Pontas Duplas ou trichoptilosis acontece quando a cutícula dos fios de cabelo são destruídas e o cortéx fica exposto criando pontas. Isso pode acontecer em qualquer parte do fio, não somente nas pontas e eventualmente o fio afetado quebra. Como as pontas são as partes mais velhas do fio, elas tendem a quebrar mais, ou seja sofrem pontas duplas com mais frequencia.  Existem vários tipos de pontas duplas em estágios diferentes.



Na figura A, note a forma mais comum de ponta dupla, ao vê-la corte rapidinho para que ela não aumente. A figura B mostra uma ponta dupla um pouco mais acentuada. A figura C mostra a ponta tripla, que ocorre nas pontas e ao longo do fio. As figuras D, E, F, G mostram pontas duplas no meio do fio, algo que a maioria de nós nem percebemos, mas que causa frizz e outros danos nos cabelos.

O que causa pontas duplas?


Praticamente TUDO!! Lavar os cabelos, usar shampoos com sulfato, expô-los ao sol, não usar condicionador, desembaraçar os cabelos, fricção, tintura, processos químicos, alisamento, relaxamento, escova progressiva, secar no secador, usar chapinha, escovas, pentes finos, usar borrachinhas de cabelo, usar grampos, etc…
Cabelo é composto por células mortas, por isso está se decompondo naturalmente com o tempo, é algo muito sensível que requere muito cuidado.

Como evitar e reparar pontas duplas


Não há como reparar pontas duplas, você pode usar serums e óleos para controlá-las temporariamente, mas ao lavar os cabelos, você as verá de novo, não tem jeito!
A melhor opção é evitar pontas duplas, para isso há várias coisas que se deve fazer:
·         Sempre mantenha seus cabelos hidratados. Sempre use condicionador, séruns ou leave-in. Isso evita pontas duplas e frizz. Eu recomendo usar óleo de argan, que funciona como sérum e como hidratante. Há outras ótimas opções no mercado.
Leave-In Repair Magic Profissional - R$ 27,00 - 24,00
Hidro-Máscara Power R$ 50,00 - 40,00 




·         Tente diminuir o uso de secadores e chapinhas, ao usá-los sempre use protetor térmico.
·         Não use shampoos com sulfato (a maioria dos shampoos no mercado contém sulfatos que estragam muito os cabelos),
·         Proteja seus cabelos contra o sol, use lenços e chapéus na praia e procure usar produtos para cabelos com protetor solar.

·         Para evitar acúmulo de produtos nos cabelos, o que pode causar pontas duplas, enxágue seus cabelos com 1 parte de vinagre de maçã e 2 partes de água, com 1 colher de chá de bicarbonato de soda. Faça essa mistura e enxágue seus cabelos normalmente após lavar com shampoo a cada 2 semanas. Isso limpará seus cabelos e lhes darão brilho.
·         Faça hidratação profunda nos cabelos com cremes de tratamento semanalmente
·         Apare as pontas de seus cabelos todo mês, é a única maneira de se livrar das pontas duplas já existentes. Não precisa ter medo da tesoura, se esperar muito a situação só piora!
·         Use um pente de dentes largos de madeira ao desembaraçar os cabelos e tenha gentileza ao pentear suas madeixas.
·         Tome bastante água e tome vitaminas que ajudam a pele e cabelos, como a Biotina (viatmina H).
·         Tente tirar o volume dos seus cabelos e alisá-los com ingredientes naturais que não danificam os cabelos como os processos químicos, leite e iogurte contém ácidos láticos que ajudam a tirar o volume e alisar os cabelos gradualmente.
 


Nenhum comentário: